A nossa Banda

Em muitos países europeus, as bandas filarmónicas têm forte tradição, desempenhando um papel social e cultural relevante.

A aprendizagem da música tem uma potencialidade formativa importante, designadamente, na dimensão cívica, social, cultural, artística, humana e até matemática dos executantes, contribuindo para a educação, sobretudo, dos jovens músicos. As bandas filarmónicas, pela sua formação e composição, potenciam, normalmente, o diálogo intergeracional, com vantagens para todos.  

Foi uma Banda Filarmónica que esteve na origem desta casa e desejando retomar essa via, em 2011, o projecto renasceu, contando a presente data, 2017, com 20 alunos, dos quais 13 tocam já na Banda. Guiados pelo Maestro João Raquel e o Professor Raimundo Semedo, os nossos músicos, com idades entre os 9 e os 99, trazem os instrumentos de sopro e repercussão ao Lumiar.  

A partir de 2014, a Banda começou a actuar fora do seu ambiente, seja na Quinta das Conchas ou no Museu do Traje. Em 2016, a Academia teve o prazer de organizar o 1º Encontro de Bandas da Academia do Lumiar, com a presença das Orquestras Juvenis da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e do Ateneu Artístico Vilafranquense. Foi uma experiência enriquecedora para a nossa jovem Banda, que esperamos poder repetir nos próximos anos.

Maestro Raimundo Semedo

O Professor Raimundo Semedo é licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos Professores José Massarrão e Alberto Roque. Lecciona  Saxofone na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda‐a‐Velha)e na Academia de Amadores de Música de Lisboa. Já participou em vários projectos, como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Jungle Orquestra, Big Band do Hot Clube Portugal, Universus Emsemble, musicais de Filipe La Féria, entre outros.

Na Academia do Lumiar, o Professor Raimundo Semedo lecciona madeiras (saxofone e clarinete, etc) e é, desde Janeiro de 2018, o Maestro e Coordenador da Banda Filarmónica da Academia Musical 1º de Junho de 1893.

 

Maestro João Raquel

O Professor João Raquel tem o curso de trompete pela Academia de Amadores de Música de Lisboa, na classe do Professor António Reis Gomes. Lecciona Educação Musical no 2ºciclo do Ensino Básico, sendo igualmente Professor da classe de metais na escola de música da Sociedade Filarmónica União Samorense. Participa em vários grupos de música de câmara e apresenta-se regularmente como trompetista de vários cantores do panorama musical nacional, com espetáculos em Portugal e no estrangeiro. Integra a orquestra de espectáculos de Filipe La Féria. É Maestro e Coordenador da Orquestra Juvenil de Óbidos e teve as mesmas funções na Banda Filarmónica da Academia Musical 1º de Junho de 1893 entre Maio de 2013 e Dezembro de 2017.

João Raquel

Sabe tocar um instrumento de sopro? ou de percussão?

Toca sem companhia e sonha com um grupo com quem pudesse partilhar o gosto pela música?

A Banda Filarmónica da Academia do Lumiar tem um lugar para si!

Estamos a convidar músicos que já saibam tocar para se juntarem ao grupo. Oferecemos ensaios quinzenais, actuações e boa disposição.

Mais informações: sábados das 10h às 13h na Academia do Lumiar, a partir de 16 de Setembro.